Gráfica Piraquara http://www.graficapiraquara.com.br Soluções em impressão! Sat, 15 Jul 2017 21:12:49 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=4.8 http://www.graficapiraquara.com.br/wp-content/uploads/2015/11/cropped-FB00002v2-32x32.png Gráfica Piraquara http://www.graficapiraquara.com.br 32 32 O que é CMYK? http://www.graficapiraquara.com.br/o-que-e-cmyk/ http://www.graficapiraquara.com.br/o-que-e-cmyk/#respond Mon, 11 Apr 2016 23:03:07 +0000 http://www.graficapiraquara.com.br/?p=100 O que é CMYK? entenda porque é utilizado padrão de cores CMYK nas gráficas.

O post O que é CMYK? apareceu primeiro em Gráfica Piraquara.

]]>
Explicamos o que são as cores CMYK, muito usadas na impressão pelas gráficas

Inicialmente devemos entender o que é CMYK. E a primeira coisa a saber é o significado desta sigla. Então vamos lá, CMYK nada mais é do que as primeiras letras das cores ciano, magenta, amarelo e preto, só que em inglês, portanto “Cyan”, “Magenta”, “Yellow” e “Key” (ou chave). A letra K de “Key” aparece na sigla no lugar de B de “Black” por duas razões, primeiro porque antigamente a chapa que tinha a cor preta era chamada de “key plate” (chapa chave), pois era a que possuía maior detalhe artístico. E a segunda razão é para que não nos confundamos com o outro modelo de cor popular, no caso o RGB (de Red, Green e Blue), que é como os televisores e monitores representam a cor. E mesmo que o termo “key” não seja mais usado nos dias de hoje o termo não foi alterado para que não seja confundido com o B do RGB. Dito isso, podemos falar agora sobre como o CMYK funciona, que seria pela absorção de luz, ou seja a cor que vemos é parte da luz que não é absorvida. O sistema de impressoras e fotocopiadoras reproduzem a maioria das cores do espectro visível, e é conhecido como quadricromia, que nada mais é do que o sistema subtrativo de cores, ao contrário do RGB que é o sistema aditivo de cores. O Ciano é a cor oposta do vermelho, o que significa que ele age como um filtro que absorve a cor (-R +G +B). Já a Magenta é oposta ao verde (+R –G +B) e o Amarelo é oposto ao azul (+R +G –B). Sendo assim a combinação de magenta mais amarelo será o vermelho, o magenta mais ciano será azul e ciano mais amarelo será verde. O preto pode ser produzido misturando as três cores primárias, embora seja bem mais barato usar a tinta já preta na impressão. É possível identificar a escala de CMYK em um impresso com uma lupa ou um conta-fio. Caso ele seja feito de pequenas retículas das quatro cores, normalmente dispostas em ângulos padronizados, com certeza ele foi impresso em CMYK.

cores cmyk

o que é cmyk?

IMAGEM

As cores visíveis pelo olho humano ou reproduzíveis em outros sistemas, como por exemplo o RGB, não podem ser obtidas pelo processo de quatro cores. O que é um obstáculo na reprodução de cores específicas, como a cor de uma folha, ou de um animal etc. O avanço tecnológico dos últimos anos tem baixado os custos de impressão e popularizado o uso de mais cores no processo, a fim de acabar ou de pelo menos diminuir este empecilho. Assim tem surgido sistemas de impressão com seis ou mais cores, como por exemplo o Pantone hexachrome, que além das quatro cores primárias contam também com o verde e o laranja, dando mais fidelidade às cores produzidas e ampliando o espectro cromático.

O post O que é CMYK? apareceu primeiro em Gráfica Piraquara.

]]>
http://www.graficapiraquara.com.br/o-que-e-cmyk/feed/ 0